sábado, 11 de julho de 2009

Notícias da Terra da Liberdade e da Residência do Silêncio

A vida aqui na terra da liberdade e na residência do silêncio continua a fluir. O bentivi (Kaskadee nas Bermudas) continua a cantar sua canção, da qual origionou seu nome, tôdas as manhãs e no final da tarde. É interessante pois no Brasil ele realmente soa como Bentivi e nas Bermudas ele realmente soa como Kaskadee. É mesmo interessante como as sílabas finais tem um son bem similar vi e dee quem sabe é por isto que eles são tão similares fisicamente. É incrível como este nosso ouvido funciona! Quem sabe nas Bermudas ele canta em Inglês, e tem que ser Inglês Britânico pois as Bermudas são britânicas, e no Brasil ele canta em Português. Isto me parece tão divertido que não posso parar de rir.

Muito bem, continuando as notícias dessa terra bem distante, os outros passarinhos sempre se juntam ao Bentivi e é uma sinfonia de manhã e ao pôr do sol. A época da laranja lima terminaram assim como do cajá Manga, do limão eu penso que talvez eles também terminaram por esta época. As mangas terminaram há muito tempo atrás. Algumas dessas árvores tem uma mente própria delas mesmas e algumas vêzes elas dão frutas fora de época. Vamos ver o que vai acontecer. Contudo a amoreira e a pitangueira continuam dando frutas bem como o coqueiro ainda tem muitos cocos. Estou esperando para eles cairem pois o pé é muito alto para tirá-los e beber da sua água deliciosa.

Este tem sido um mês de muitos acontecimentos. A meditação tem sido difícil e superficial algumas vêzes mas outras vêzes tem sido profunda e reveladora. Comecei a fazer mais contemplação e isto somou mais um ponto de silêncio simplesmente estando na sacada e observando este céu maravilhoso, o pôr do sol, a madrugada, a mangueira esverdejante, a árvore de cajá manga sem folhas, os coqueiros e as palmeiras, cujas fôlhas verdes sobrevivem ao inverno, e as estrelas e a lua. No dia 7 foi lua cheia e ela estava radiante iluminando o quintal como a luz do dia. Parece que o inverno está apenas começando e o céu tem mais nuvens escuras do que é normal.

Contudo existiu dias negros este mês por aqui onde o ego tem atacado a mente na terra da liberdade e na residência do silêncio. Foi difícil. O ego sabe onde atacar e ele ataca seus pontos mais vuneráveis e o meu é meu estômago. Assim tenho lutado com uma digestão difícil. Tenho trabalhado com todo meu poder disponível para melhorar usando meditação, medicação, chás de diferentes fôlhas, sucos verdes com limão e assim por diante. E graças a Deus começou a melhorar. Nestes últimos quatro dias já senti uma melhora grande.

Nosso ego é de mais, meus amigos, e o que ele põe no nosso caminho quando ele se sente ameaçado é algo fora do comum. Nestes últimos dias tive que lidar com uma situação com dois gatos que viviam aqui e que foram dados ao vizinho. O vizinho se mudou e eles ficaram aqui a deriva e advinha onde eles vieram parar. Eu não podia deixar uma gata com seu gatinho com fome então passei a alimentá-los. Contudo se eles ficasse eu sei que teria muitos problemas pois ela não demoraria muito a ficar prenha pois o namorado dela já tinha aparecido aqui várias vêzes. Assim eu tive que resolver a situação bem rapidamente e consegui com a valiosa ajuda de Lígia. A Ligia encontrou uma amiga que os levou para um lugar onde cuidam de bichos sem donos e eles então partiram no dia 8. Foi uma arte consegui pegar o pequeno pois ele tinha vivido algum tempo meio selvagem e tinha muito mêdo de gente. Então utilizei todo meu conhecimento de modificação de comportamento para prendê-los no banheiro. Trouxe eles para dentro da casa pouco a pouco movimentando a comida cada vez para dentro da casa e finalmente para o banheiro onde consegui prendê-los e lá eles dormiram a noite antes de ir. Na manhã que eles foram apanhados coincidiu com o dia que a pessoa que me ajuda aqui na casa veio trabalhar. Senti um alívio e senti um peso grande sair de minhas costas. O interessante é que nesse processo me apeguei a eles e quase desisti de mandá-los mas eu sabia que era o melhor para eles e para mim. Este sentimento desapareceu depois de algum tempo e agora sei que foi a melhor decisão.

Outro dia eu estava em meditação profunda quando de repente notei uma voz. No momento que a notei ela desapareceu. Mas pequei o essencial do que ela querida dizer de que eu deveria parar com este negócio de liberdade da mente. Era uma voz vindo da minha cabeça mas que parecia muito independente de mim. Não se preocupe amigos pois eu não ia responder. Simplesmente ri. Foi tão divertido que não pude parar de rir por um bom tempo do fato de que primeiro a interpretei com não vindo de minha mente embora não tivesse ninguém aqui além de mim e eu não acredito em espíritos e fantasmas que fala com as pessoas. Creio que se você não acredita eles não aparecem para você.

Eles dizem na psicologia popular que o problema não é que uma voz fale com você pois vozes falam com agente o tempo todo. O problema sim é se respondermos a elas e mais esquecermos de ri dessa idéia insana tomando ela seriamente. Graças a Deus eu sorri e não tomei esta idéia insana seriamente. Se eu não tivesse sorrido e tivesse tomado esta idéia seriamente seria um problema principalmente se eu disse a alguém sobre isso pois aí eu teria alguém rapidamente batendo à minha porta para me levar a um psicólogo ou a um psiquiatra mesmo eu sendo psicólogo pensando que com todo este trabalho fiquei louco de vez. É também interessante pois se você não conta para ninguém nada acontece o problema ocorre quando você conta. O problema é se você não conta e acredita nesta loucura você ficará com tanto medo que você acabará dizendo para alguém.

Assim então teríamos que encontrar um psicólogo para fazer therapia que provavelmente não precisamos mas que podemos usá-la ou teríamos que encontrar um psiquiátra para tomar remédios que não precisamos e que provavelmente não precisaríamos usá-lo também. Ou talvez nós teríamos que encontrar um psicólogo ou um psiquiatra porque realmente necessitavamos deles. Não somente porque respondemos à voz mas também, e mais importante, porque falhamos de reconhecer que a voz veio de nossa mente embora nós a tenhamos vivenciado como vindo de fora e assim esquecemos de que estavamos falando conosco mesmos e esquecemos de sorri. Não é incrível? Só esta pequena diferença pode fazer uma grande diferença na nossa vida bem como nos meios médicos e científicos e podemos ser taxados de mentalmente enfermos, esquizofrênicos ou normal.

Nós temos parte de nossa mente que chamo de ego. Ela adora a pregar peça na gente na esperança de que nós a tomemos seriamente. Se você realmente observar este mundo, você vai ver o que estou querendo dizer. Nós tomamos seriamente tantas idéias tão insanas que é inacreditável mas o ego adora quando fazemos isto. Pode você acreditar que Deus, sendo Deus, todo amor, todo Unidade, todo paz, e todo harmonia dizer às pessoas para elas fazerem guerra ou matar outras pessoas? Pode você acreditar que Deus escolha lugares neste mundo que são mais santo do que outros onde somente certas pessoas podem visitar porque elas vivem perto ou porque elas tem dinheiro para pagar a viagem? Alguém disse me esqueci quem de que “Deus criou os seres humanos a sua semelhança e eles retornaram o favor.” Talvez esta seja a razão de tentarmos impor a Deus tanto dos nossos próprios padrões. Pode você acreditar em sua sanidade, que amor, sendo amor, sendo todo união, pode fazer uma pessoa sofrer? Pode você acreditar na sua sanidade que violência e guerra pode nos trazer paz? Pode você acreditar que existe ganhador numa guerra? Pode você acreditar que ao punirmos nossos filhos eles vão aprender alguma coisa importante além de ódio e raiva? Posso continuar mais e mais quem sabe por quanto tempo demonstrando o quanto nosso pensamento é insano e quanto nosso pensamento pode estar distorcido ao interpretar certas coisas a nossa frente construíndo um mundo de miséria e sofrimento sem igual.

Quem é normal e quem não é difícil de discernir se observarmos o mundo através dos tempos e principalmente agora. Algumas vêzes ele parece sem esperança principalmente se estamos nas linhas de frente de uma guerra ou saíndo delas com nossa mente tão confusa que machucamos mesmo nossa família quem amamos tanto antes da vida nas linhas de frente; depois das linhas de frente nós machucamos nossos melhores amigos que agora não são mais nossos melhores amigos pois drogas e a bebida tomou conta de nossa vida nos automedicando para acabar com a monotonia, o aborrecimento, e a culpa de haver sobrevivido as linhas de frente. Não quero dizer somente as linhas de frente de uma guerra mas as linhas de frente do ego onde a ganancia, o ciúme, a inveja, a raiva, o ódio, a arrogância, a luxúria, a violência dos nosso desejos e de nossas emoções sequestram nossas mentes, manipula nossas vidas, e governa nossa mente com mão de ferro.

O filme Irmão Sol, Irmão Lua fala da história de São Franciso de Assis. No filme o jovem Francesco costumava viver uma vida de arruaças com seus amigos pela cidade tomando, bebendo e comendo a vontade nas linhas de frente do ego. Então ele vai para as linhas de frente das cruzadas uma guerra violenta. Ele volta enojado de tudo e fica doente e delirante por dias e dias sob o cuidado de sua mãe. Então um dia ele acorda e ouve um passarinho cantando na janela e começou a perseguir o passarinho ignorando até o perigo. Depois desse dia ele ficou como que mudo e em silêncio caminhando pelos campos nos arredores da cidade observando e cheirando as flôres e conversando com os passarinhos. Todos pensaram que ele estivesse enlouquecido de vêz inclusive seus amigos. Claire, sua linda amiga, que tomava conta dos leprosos, o viu um dia nos campos e veio até ele e disse: “Eles dizem que você está louco agora por está buscando as flores e conversando com os passarinhos. Eu penso que você estava louco antes.” A sabedoria dessa pessoa tão jovem que levou a este sumário maravilhoso da vida de Francesco nestas frases tão simples é assombroso. Não é por nada que ela se tornou uma santa. Isto é o que acontece quando voltamos das linhas de frente de uma guerra ou do ego com uma diferença que muitos de nós possivelmente vai levar muitas vidas de sonho para acordar e o fato de Francesco ter acordado deve servir como exemplo para todos nós.

Sinto como que retornando das linhas de frente do ego e a cada momento eu oro e mando luz para todos aqueles que machuquei de uma maneira ou de outra sabendo ou não que o fiz e também para aqueles que penso me machucaram. Agora depois de um mês de silêncio a paz está retornando devagar e o medo está começando a ficar para trás. Com o mêdo um pouco fora do caminho posso começar a me perdoar e me perdoando estou seguro que perdoarei aos outros. Embora por algum tempo agora com a ajuda de Um Curso em Milagres, com a ajuda de Krishna, Siva, Buda, Jesus, Sócrates e outros, tenho aprendido a assumir responsabilidade por tudo que acontece na minha vida e não culpar os outros pelos os erros e as misérias da vida, às vêzes por alguns segundos ainda o faço. Mas quando deslizo para o lado do ego e começo a culpar os outros, em questão de segundos percebo este mecanismo e depressa me corrijo.

Contudo quando liberdade e silêncio chegam a nossa porta e deixamos as linhas de frente do ego, meus amigos, eu posso lhe dizer que é uma benção. É uma abertura de proporções que vai além da imaginação. É mais ou menos similar quando você está indo numa estrada bem pequena ao redor e descendo a montanha e de repente a sua frente aparece o oceano. Esta imensidão, tão grande e tão enorme de água azul que se funde na distância com o céu lhe deixa sem palavras principalmente se não tivermos visto o mar por muito tempo ou se nunca vimos ele. Este é talvez um exemplo infinitamente pequeno comparado ao espaço que se abre quando habitamos a terra da liberdade e a residência do silêncio.

Assim meus amigos existe esperança. Onde quer que estejamos porque não tirarmos alguns minutos do dia e dar um pulinho do lado de fora das linhas de frente do ego? Vamos dar um um pulinho na terra da liberdade e na residência do silêncio. Vamos colocar de lado este mundo barulhento. Vamos ver o pôr do sol, vamos ver a lua, vamos escutar a risada gostosa de nossos filhos, vamos escutar o cantar dos passarinhos, vamos ver as árvores ao nosso redor, vamos trazer mais flôres para nossas casas, vamos cuidar bem de nós mesmos e dos outros ao nosso redor e vamos parar de correr pois esta correria não vai nos levar a lugar nenhum.

Assim meus amigos existe esperança. Posso lhe afirmar com certeza de que a terra da liberdade e a residência do silêncio pode nos tirar das montanhas do sofrimento e nos levar aos vales da cura; posso lhe afirmar com certeza de que a terra da liberdade e a residência do silêncio pode nos tirar do oceano da violência e nos levar à terra da paz; posso lhe afirmar com certeza de que a terra da liberdade e a residência do silêncio pode nos tirar do fogo do ódio, da ganância, dos desejos desenfreados, da arrogância e nos levar até as águas da hulmidade e da harmonia; posso lhe afirmar com certeza de que a terra da liberdade e a residência do silêncio pode nos tirar da escuridão dos nossos egos e nos levar até a luz do ser superior. Contudo meus amigos precisamos de dar um pulinho à aquela terra de liberdade e visitar aquela casa de silêncio de maneiras que a luz que brilha lá constantemente ilumine nossas vidas para sempre.

Deus abençoe a todos nós.
Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário